Professor Uéslei Paterno

Converse em Libras com os Surdos. Libras como sua segunda língua. Aprenda Libras e seja Bilíngue.

Sinalário – E

Glossário de Libras – Letra E: Sinais da Libras que correspondem a palavras em português que iniciam com a Letra E de Educação a Exemplo.

EDUCAÇÃO/ENSINO – relativo a educação escolar, ou ao processo dos adultos ensinarem, educarem, uma criança

EDUCADO/ EDUCAÇÃO – relativo ao comportamento de uma pessoa educada, respeitosa, bem comportada.

ELE (1) – apontar para um terceiro elemento do discurso sem olhar para esse elemento. O olhar fica direcionado para a pessoa com quem se está conversando, ou seja, olha-se para o “você”.

ELE (2) – não há uma forma única de fazer o sinal ELE, pois deve-se apontar para a quem ou o que se está referindo, quando presente, ou aponta-se para um local no espaço para representar a pessoa/ser vivo/objeto a que se está referindo. Veja o artigo Como Estabelecer os Referentes no Espaço de Sinalização.

ENCONTRAR – ACHAR(encontrar) – DESCOBRIR

ENSINAR: o verbo ENSINAR em Libras é um verbo com concordância, isto é, a direção do verbo inicia na pessoa que está ensinando e aponta para aquele que está sendo ensinado. Veja mais detalhes em VERBOS COM CONCORDÂNCIA. Quando quer sinalizar ensinar de uma forma geral, ou falar sobre “o ensino, a educação”, pode-se usar a forma do verbo abaixo (eu ensinar ele).

ENSINAR (2) – “ele ensinar eu”. O movimento do sinal inicia em quem está ensinando e vai na direção de quem está sendo ensinado. Veja mais detalhes abaixo.

ENTÃO

ESCOLA – sinal composto dos sinais CASA+ESTUDAR

ESCREVER (1) – escrever com uma caneta, ou com um lápis. Pode ser usado como uma forma genérica para escrever ou escrita quando não se tem no contexto a forma em que está se escrevendo.

ESCREVER (2) – em uma máquina de escrever, ou em um teclado. Pode significar datilografar ou digitar.

ESCRITÓRIO – SECRETARIA – SECRETÁRIA(O)

ESCURO

ESPECIAL/CHIQUE (1) – mais relacionado a beleza, geralmente quando em português você pode substituir pela palavra “chique/chic“, como na frase “que chique você está hoje”.

ESPECIAL (2)

ESTIMA ALTA: alta autoestima

ESTIMA BAIXA: baixa autoestima

ESTUDAR – verbo sem concordância

EU

EVITAR – tipicamente é um verbo sem concordância. Entretanto, pode haver alguns contextos que consegue-se utilizá-lo como um verbo com concordância, mas não é obrigatório.

EXEMPLO – POR EXEMPLO – ILUSTRAÇÃO (1): não fica bom nos contextos onde fala-se de ter um bom comportamento, como na frase “você precisa ser exemplo para seus filhos”. Neste contexto eu usaria os sinais MOSTRAR+CORRETO, ou o sinal CORRETO. Nos outros contextos esse sinal se encaixa bem.

EXEMPLO – POR EXEMPLO – ILUSTRAÇÃO (2) – variante muito utilizada no Rio Grande do Sul.

Voltar para o Glossário de Libras

%d blogueiros gostam disto: