Professor Uéslei Paterno

Converse em Libras com os Surdos. Libras como sua segunda língua. Aprenda Libras e seja Bilíngue.

Curso On-Line Aprenda Libras – Semana 3

Nesta página você tem acesso a terceira semana do curso auto gestionado “Aprenda Libras”.  Se você não viu a introdução ao curso e os conteúdos da semana 1 e da semana 2, recomendo que você primeiro estude estas duas partes. Se você ainda não solicitou sua Ficha de Anotações dos sinais e frases em Libras, aproveite este momento. É rápido, gratuito e ajuda você a aprender os sinais e nunca mais esquecê-los.

Parte 1: Diálogo em Libras

Agora que você já treinou o alfabeto manual e os sinais básicos para cumprimento, vamos ao primeiro diálogo em Libras. Mas você já sabe fazer perguntas em Libras? Vou te explicar.
Em português temos um cantado diferente na última palavra da frase interrogativa. Em Libras temos uma expressão facial diferente. Quando a pergunta exige uma explicação, do tipo “Por quê? Quando? Como? Qual o seu nome? Qual a sua idade?”, a expressão facial é feita com o levantamento da cabeça e franze-se a testa. Essa expressão é usada no último sinal da frase. Veja o primeiro vídeo que explica como fazer perguntas que a resposta é uma explicação.
Lembre-se de usar a sua Ficha de Anotações dos sinais. Registre os sinais e palavras novas que você for aprendendo durante esta semana. Faça isso ao final de cada atividade.

Agora que você já aprendeu a fazer perguntas em Libras e os sinais que vamos usar no diálogo, assista aos vídeos com o diálogo. A leitura da soletração dos nomes não é algo fácil, exige atenção e treinamento. Olhe com cuidado, repetidas vezes se precisar. O primeiro vídeo está em velocidade lenta e o segundo vídeo em velocidade normal de sinalização.
O diálogo será:
Uéslei – (acenar) BOM!
Paterno – (acenar) BOM!
U – VOCÊ NOME?
P – EU NOME P-A-T-E-R-N-O, VOCÊ NOME?
U – EU NOME U-E-S-L-E-I, EU SINAL “VERGONHA-BOLO”. VOCÊ SINAL?
P – EU SINAL NÃO-TEM.
U – BOM! VOCÊ IDADE?
P – EU IDADE 29. VOCÊ IDADE?
U – EU IDADE 37. VOCÊ MORA ONDE?
P – EU CASA CIDADE I-T-A-J-A-Í
P – VOCÊ CASA ONDE?
U – EU CASA FLORIANÓPOLIS
U – VOCÊ MÃE NOME?
P – EU MÃE NOME S-I-L-V-A-N-I-R-A
P – VOCÊ PAI NOME?
U – EU PAI NOME O-S-M-A-R
U – TCHAU! GOSTAR CONHECER VOCÊ. BEM/ POSITIVO. TCHAU!
P – TCHAU! BOM. GOSTAR CONHECER VOCÊ. TCHAU.

 

Lembre-se de registrar em sua Ficha de Anotações os sinais que você aprendeu nesta atividade.

PARTE 2: Treinando o Diálogo

Antes de prosseguir, vamos rir um pouco?
Antes de seguir com as atividades é bom rir com o humorista Courtemanche. Ao se divertir você prepara o cérebro para aprender!

 

Agora você usará duas técnicas para aprender os sinais do diálogo.

  1. A primeira é a dos CARTÕES, para memorizar os sinais. No vídeo abaixo aparecerá as palavras com o nome dos sinais utilizadas no diálogo. Ao ver a palavra, você deve fazer o sinal. Lembre-se, seria muito bom se você fizesse essa atividade em pé. Aumenta a sua atenção e memorização.
  2. A segunda técnica é a de copiar os sinais. Você deve copiar os sinais de cada um dos “dois” personagens. Primeiro no diálogo LENTO e depois em velocidade NORMAL. Utilize os videos acima com os diálogos em Libras. Se possível, em pé, você deve copiar os sinais feito pelos “dois” personagens do vídeo. Primeiro em velocidade reduzida, depois em velocidade normal. Treine quantas vezes for necessário.

 

 

Se você teve dificuldade com algum dos sinais que estão nos cartões, revise o diálogo junto com a descrição dos sinais que está acima dos vídeos. Revise sua Ficha de Anotações para verificar os sinais que você já estudou. Se você quer aprender mais, depois de treinar com os cartões, filme sua sinalização da atividade com os cartões. Depois veja a sua filmagem e compare com os sinais dos videos do diálogo para você perceber se está fazendo corretamente.

Bom estudo!

PARTE 4: Quem são os surdos?

Os Surdos estudam, trabalham, viajam como todas as pessoas, conforme suas condições de saúde e econômicas permitem. Veja hoje em “Café com Pimenta” a entrevista com Gabriel Morales, um surdo que se tornou chefe de cozinha.

Depois de assistir a entrevista acima, veja se há algum sinal que você conseguiu aprender. Faça o registro em sua Ficha de Anotações dos sinais.

Para hoje também trago para você a aula do professor Dr. André Xavier que fala sobre as duas diferentes visões que pode-se ter sobre a surdez, a visão clínica sobre a surdez e a visão sócio antropológica sobre a surdez. É uma aula muito interessante e que ajudará você a compreender melhor as questões sociais que os surdos passam.

 

PARTE 5: Treinando os sinais desta semana

No vídeo abaixo eu faço perguntas em Libras para você. Entre uma pergunta e outra há um tempo para você responder. Faça uma filmagem das suas respostas em Libras depois assista. Mostre para alguém que sabe Libras para ele te orientar quanto a realização dos seus sinais.

 

Depois que você estudou e fez as atividades sugeridas ao longo desta terceira semana, você pode prosseguir para a SEMANA 4 do curso.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: