Professor Uéslei Paterno

Converse em Libras com os Surdos. Libras como sua segunda língua. Aprenda Libras e seja Bilíngue.

Curso On-Line Gratuito Aprenda Libras – Semana 2

Nesta página você continua o curso auto gerenciado “Aprenda Libras”. Para mais informações sobre como aproveitar o curso veja as instruções na página INTRODUÇÃO. Se você não estudou o conteúdo da primeira semana, CLIQUE AQUI e faça seu estudo.

Parte 1: Cumprimentos em Libras

Quando nos encontramos com alguém a primeira coisa que fazemos é cumprimentá-la, saudá-la! Com os surdos não é diferente, um cordial cumprimento e um sorriso quebra o gelo e possibilita uma conversa amigável! Quando conhecemos uma pessoa, as informações básicas do início de uma conversa são uma saudação, dizer o seu nome, sua idade, onde mora. Com os surdos ainda se diz o seu Sinal Pessoal. Mas o que é um Sinal Pessoal?
O Sinal Pessoal é um sinal que identifica cada pessoa em Libras. Não há um sinal para o seu nome, é criado um sinal para você! Geralmente é um sinal relacionado a uma característica física ou comportamental. Se você ainda não tem um sinal, não se preocupe. Conforme você for interagindo com os surdos e ouvintes que usam a Libras você receberá um sinal só seu! Até esse momento basta dizer que ainda não tem um sinal. Como se faz isso? Você irá aprender na próxima semana.
Hoje você aprenderá os sinais de cumprimento e de informações iniciais sobre nós mesmos. Na próxima semana você já poderá iniciar um diálogo, poderá conversar com os surdos em Libras. Veja o vídeo e aprenda os sinais mais usados em um cumprimento. Depois faça o registro na Ficha de Anotações dos sinais que você aprendeu e se você conseguir anote algumas das frases que você aprender.

 

PARTE 2: Treinando os cumprimentos

Agora que você já viu os sinais para cumprimento vamos treinar? Você precisa memorizar um pouco eles para ajudar nos diálogos que veremos na semana que vem.
Preparei um exercício muito utilizado no ensino de idiomas, o uso de cartões. Você poderá rever o vídeo quantas vezes você quiser antes de fazer o diálogo em Libras.
No vídeo você verá a palavras que dão o nome aos sinais que você aprendeu e você deve fazer o sinal correspondente. Se você não lembrar, não se preocupe, volte no vídeo acima com os sinais sobre cumprimentos e treine novamente. Depois volte e faça novamente esse exercício de fixação. Será bem fácil, são 15 sinais!
Preparado? Então vamos! Se você puder fique em pé em frente da tela, faça algum exercício de alongamento antes de iniciar. Lembre-se temos que oxigenar o cérebro!
No primeiro vídeo, os cartões passam lentamente. No Segundo vídeo, os cartões passam mais rápido. Se você não entendeu como fazer a atividade, no terceiro vídeo explico como fazer.

 

Parte 3: Quem são os surdos?

Ter contato com a cultura do povo que usa a Libras é muito importante para compreender esse idioma. Para hoje selecionei 2 teatros surdos produzidos pela TV INES, “Aeroporto” e “Assaltados”. Espero que você goste!

 

 

Além da cultura também é importante conhecer a história do povo surdo. Trago a vídeo aula do professor Dr. André Xavier sobre a História da Educação dos Surdos no Brasil. A inclusão social é feita por muitas mãos e para que os surdos tenham acessibilidade precisamos conhecer sua história para poder identificar e refletir sobre as dificuldades que eles passam. Boa aula!

 

VAMOS FAZER UMA PAUSA!

Quero te apresentar o  curso TCC SEM DRAMA

do Professor Amilton Quintela

tcc sem drama

img-96792-20170425115945

Você está sofrendo com o seu TCC? Não sabe exatamente o que fazer e como fazer? Não sabe nem por onde começar? E se eu te disser que mais de 8.000 pessoas já descobriram como fazer um TCC sem sofrimento e sacrifício? Você quer ser aprovado sem ter que abrir mão de todo o seu tempo livre pra isso? Pare Agora de perder tempo e, principalmente, noites de sono! O curso Como Fazer um TCC foi desenvolvido por professores e orientadores universitários, ou seja, por quem realmente sabe como transformar a tão sonhada Formatura em REALIDADE. Ele contempla conteúdos em E-books, vídeos que ensinam passo a passo e que percorrem cada detalhe de um TCC, e não para por aí! Você ainda terá acesso a modelos de TCC, e detalhe, comentado pelo professor, trecho a trecho. Imparável! Um vídeo contendo dicas simplesmente fantásticas, que deixará a banca avaliadora de queixo caído! O que está esperando? Corra, aliás, Compre Agora antes que o preço mude! CLIQUE AQUI e tenha mais informações!

PARTE 4: Rir e treinar a soletração

Vamos rir um pouco? Rir faz bem, nos alegra, nos desperta. Antes de fazer as atividades desse dia, veja o video abaixo, “Le Samourai” do humorista francês Michel Courtemanche. Veja quanta informação consegue-se passar apenas com gestos e mímicas.

 

Agora que você está mais alegre e desperto, seu cérebro está mais atento para prosseguir nos estudos! Uma dica para aprendizado de idiomas é ter momentos de descontração e risos. Então, sempre que você estiver estudando e começar a se dispersar, talvez seja bom ver ou ouvir algumas piada ou situações humorísticas, ajudará você a voltar a ter concentração nos estudos.

A atividade que você precisa fazer agora é um ditado soletrado. Fazer o alfabeto manual é fácil, ler o alfabeto manual feito por outra pessoa tem suas dificuldades.
Preparei um Ditado Soletrado. No vídeo eu soletro calmamente algumas palavras, soletro duas vezes cada palavra e há um tempo entre uma palavra e outra.
Pegue um papel e uma caneta, ou use um editor de texto e registre as palavras que soletro. Depois abaixo você encontrará o gabarito.  É treino, se divirta é para rir sempre.

Você está gostando do curso? Então não deixe de pedir seu “Libras em Jogo”!

LIBRAS-EM-JOGO-COM-CARTAS

Parte 5 – Conto em Libras “O Sapo e a Flor”

Nesta parte você aprenderá mais sobre Libras. Preparei um novo conto em Libras e vou explicar para você sinal a sinal. Como no conto anterior, você aprenderá mais sinais e como utilizá-los.
No primeiro vídeo, você tem a narrativa em Libras em velocidade normal sem tradução ou legenda. No segundo vídeo, a narrativa em Libras está em velocidade reduzida e explico os sinais.No terceiro vídeo, há a narrativa legendada com a velocidade lenta se você precisar usar para rever os sinais ou fazer o exercício de copiar.
Após estudar os vídeos, você deve treinar os sinais. Seria importante você tentar copiar a sinalização do primeiro vídeo. Deixe o vídeo passar e vá copiando a sinalização. Essa é uma boa técnica de aprendizado da Libras. Você pode se filmar copiando para você ver como está sua sinalização. Repita esta atividade várias vezes, ao longo de alguns dias. É uma técnica que traz bons resultados. Mas não se esqueça de antes de copiar fazer um breve alongamento. Ver um vídeo com uma piada antes também ajuda o cérebro a estar bem desperto. Você pode ver um vídeo de stand up antes de fazer o exercício.
No final, pegue sua Ficha de Anotação e registre os sinais novos e as frases que você conseguiu aprender.

  1. Narrativa em Libras “O Sapo e a Flor” em velocidade normal de sinalização:

2. Narrativa em Libras “O Sapo e a Flor” comentada

3. Narrativa em Libras “O Sapo e a Flor” em velocidade reduzida com legenda:

 

PARTE 6: Revisão dos sinais

Preparei um exercício de cartões para a revisão dos sinais que você aprendeu nestas 2 semanas. Nos cartões há imagens, palavras, letras e números. Você deve fazer o sinal conforme os cartões forem passando.
No primeiro vídeo há um mini glossário, com os principais sinais aprendidos nesta segunda semana.
Antes de você fazer o exercício, vale a pena você fazer a revisão da sua Ficha de Anotações para revisar os sinais aprendidos e as frases.
Lembre-se de ficar em pé para fazer a atividade. Pode fazer alongamento, se esticar. Vai aumentar a sua atenção e memorização. Se possível se filme fazendo a atividade com os cartões e depois veja a sua sinalização. Isso ajudará você a perceber os acertos e erros e o que precisa melhorar. Você poderá comparar a forma de você sinalizar com os sinais feitos nos outros vídeos aqui do curso e identificar se você está sinalizando corretamente ou de forma equivocada.

  1. Revisão dos sinais aprendidos até o momento.

2. Atividade de revisão com cartões:

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: