Quando estamos aprendendo a Libras e nos ensinam o verbo ANDAR comumente é ensinado que este verbo é feito com a representação de uma pessoa andando com as 2 pernas, como no sinal abaixo.

Entretanto, em pouco tempo o aprendiz de Libras é tomado de surpresa quando descobre que “andar de carro” e “andar de avião” parecem ser sinalizados com os sinais “CARRO” e “AVIÃO”, como pode ser visto abaixo.

Para o aprendiz de Libras, parece que não há um padrão para o verbo andar. Essa confusão acontece porque em Libras pode-se dizer que não há um verbo andar. Há sim o significado para andar, para deslocamento. Esse significado é feito a partir do sinal do instrumento utilizado para se deslocar. Então o sinal seria “INSTRUMENTO-DESLOCANDO-SE”. O que seria esse instrumento? Qualquer coisa usada para se deslocar, por exemplo as pernas, o corpo, um veículo, um avião, uma cadeira de rodas, etc. Quando se explica essa lógica para o aprendiz, ele aprende a fazer os sinais para “andar” muito rapidamente. Veja abaixo a aula sobre o verbo andar e depois diferentes possibilidades de sinalizar “andar”.

ANDAR ELEFANTE:

ANDAR DE ÔNIBUS:

ANDAR DE AVIÃO:

ANDAR RATO:

ANDAR PESSOA A PÉ:

ANDAR COBRA:

Classificador Entidade 2 pessoa andar:

Classificador Entidade 1 pessoa andar: 

Andar de carro na Libras:

Andar a cavalo na Libras:

Veja mais em VERBOS INSTRUMENTAIS NA LIBRAS e O VERBO CORTAR NA LIBRAS

Anúncios