Sinais que correspondem a palavras em português que iniciam com a letra C. De Correto a Cuidar.

CORRETO
CORRETO – HONESTO – ÍNTEGRO
CORRIGIR - PROVA-TEXTO
CORRIGIR (uma prova, um texo)

Corrigir ou disciplinar uma pessoa, veja o sinal ACONSELHAR

COSTUME
COSTUME/HÁBITO
CPF
CPF
CRIANÇA
CRIANÇA – em alguns lugares faz-se esse sinal sem a parte que passa a mão na frente da boca.
CUIDADO
CUIDADO: tomar cuidado com algo “tenha cuidado ao atravessar a rua”; “cuidado com o chão, está molhado”; “à noite tenha cuidado ao andar na rua sozinho”.

CUIDAR – cuidar de algo, vigiar sobre algo. Sinal derivado do verbo VER, pois para cuidar de algo/alguém precisa estar olhando sobre este algo/aguém. É como se cada ponta de dedo fosse um de nossos olhos.

CUIDAR
CUIDAR – sinal básico. Cuidar da casa, cuidar do jardim, etc. Por metáfora também pode significar EMPRESTAR (deixar algo aos meus cuidados, sob meus olhos: emprestar dinheiro, emprestar um livro)
CUIDAR - CONTINUO
CUIDAR continuo/ininterrupto – cuidar de uma criança em um parquinho, precisa cuidar sem tirar os olhos de cima
CUIDAR - DURACIONAL
CUIDAR durativo/duracional – algo que se cuida de forma repetitiva, mas não ininterrupto. Ex.: Eu sempre cuido do meu jardim. Eu sempre cuido da minha alimentação. O “sempre cuido” traduz-se por esse único sinal: CUIDAR_durativo.
CUIDAR - EMPRESTAR
EMPRESTAR/CUIDAR – me empresta algo, deixe algo sobre os meus cuidados
CUIDAR - HABITUAL
CUIDAR habitual: algo que se cuida habitualmente. Ex.: Eu cuido do meu jardim. Esse CUIDAR não é um evento único, mas algo que é um hábito.
CUIDAR - VIGIAR
CUIDAR/VIGIAR/FISCAL – a partir de metáfora faz-se o sinal VIGIAR/VIGIA, pois está-se cuidando de algo, vendo algo, fiscalizando algo. Pode-se uar este sinal para o vigia de um prédio, ou um fiscal de concurso.

 

Anúncios