Os Surdos estudam, trabalham, viajam como todas as pessoas, conforme suas condições de saúde e econômicas permitem. Veja hoje em “Café com Pimenta” a entrevista com Gabriel Morales, um surdo que se tornou chefe de cozinha.

Depois de assistir a entrevista acima, veja se há algum sinal que você conseguiu aprender. Faça o registro em sua Ficha de Anotações dos sinais.

Para hoje também trago para você a aula do professor Dr. André Xavier que fala sobre as duas diferentes visões que pode-se ter sobre a surdez, a visão clínica sobre a surdez e a visão sócio antropológica sobre a surdez. É uma aula muito interessante e que ajudará você a compreender melhor as questões sociais que os surdos passam.

 

Conhecer as diferentes visões sobre a surdez nos ajuda a termos uma posição crítica sobre o que é dito sobre os surdos e as opções de educação para a pessoa surda.

A perspectiva de ver o surdo como um doente que precisa ser tratado não tem ajudado no desenvolvimento do surdo e em sua inclusão na sociedade. Quando tratamos os surdos como uma minoria linguística, como um grupo produtor de uma cultura, possibilita que eles desenvolvam a sua autonomia. Conheça essas perspectivas na aula acima.

No Curso Aprenda Libras – módulo I você tem a oportunidade de conhecer mais sobre os surdos e sobre a Língua Brasileira de Sinais, Libras.

 

Anúncios