As pessoas surdas têm históricos de vida de superação e de luta para viverem na atual sociedade da informação e do consumo.

A maioria dos surdos são filhos de pais ouvintes e, dependendo da orientação que os pais recebem, e das convicções deles, o desenvolvimento da criança surda em uma pessoa adulta pode ter mais ou menos desafios.

O documentário “Travessia do Silêncio”, produzido pela GNT, em 2004, traz diferentes histórias de pessoas surdas e de suas famílias, as quais são atuais até os dias de hoje.

Para ajudar você a refletir mais sobre o conteúdo do documentário, veja as perguntas abaixo, elas ajudarão você a focar nos pontos principais do vídeo.

1) Os pais quando recebem a notícia que seu filho é surdo, é um choque. Como as diferentes família entrevistadas enfrentaram os desafios que vieram?

2) No documentário percebe-se duas principais orientações que os profissionais da saúde e da educação dão para os pais sobre a educação dos surdos. Uma segue o aprendizado natural da Libras e seu uso como língua na escola. A outra é a oralização, via implante coclear, terapia de fala e outras técnicas para que o surdo aprenda a falar. Das entrevistas, o que você aprendeu  sobre essas duas orientações?

3) Escolha 2 entrevistas com famílias dos surdos e relate o que chamou a sua atenção.

4) Sobre os surdos e o uso da Língua de Sinais, o que pode-se aprender das entrevistas com o Nelson Pimenta (surdo) e com a Tany (filha ouvinte de pais surdos)?

Seria bom comentar a resposta de alguns de seus colegas que sabem Libras (ou estão aprendente), ou, ainda, os que tem contato com os surdos .

Quer saber mais sobre as pessoas surdas e sua cultura? Leia o Livro Aprenda a Ver publicado pela Editora Arara Azul.

Anúncios