Quando nos encontramos com alguém a primeira coisa que fazemos é cumprimentá-la, saudá-la! Com os surdos não é diferente, um cordial cumprimento e um sorriso quebra o gelo e possibilita uma conversa amigável! Quando conhecemos uma pessoa, as informações básicas do início de uma conversa são uma saudação, dizer o seu nome, sua idade, onde mora. Com os surdos ainda se diz o seu Sinal Pessoal. Mas o que é um Sinal Pessoal?
O Sinal Pessoal é um sinal que identifica cada pessoa em Libras. Não há um sinal para o seu nome, é criado um sinal para você! Geralmente é um sinal relacionado a uma característica física ou comportamental. Se você ainda não tem um sinal, não se preocupe. Conforme você for interagindo com os surdos e ouvintes que usam a Libras você receberá um sinal só seu! Até esse momento basta dizer que ainda não tem um sinal. Como se faz isso? Você irá aprender na próxima semana.
Hoje você aprenderá os sinais de cumprimento e de informações iniciais sobre nós mesmos. Na próxima semana você já poderá iniciar um diálogo, poderá conversar com os surdos em Libras. Veja o vídeo e aprenda os sinais mais usados em um cumprimento. Depois faça o registro na Ficha de Anotações dos sinais que você aprendeu e se você conseguir anote algumas das frases que você aprender.

Na sequência, você pode ver um glossário com os sinais mais usados durante cumprimentos. Veja a sinalização feita pelo professor Fabrício. Ative a função “legenda” nas configurações do player abaixo.

Não se esqueça de fazer o registro dos sinais e frases na Ficha de Anotação de Sinais e Frases.

Depois de fazer os registros você pode voltar para a página do Tópico 2, ou seguir e fazer o exercício “Bom o quê?

Anúncios