Apresentar-se é uma parte importante da comunicação. Dizer o seu nome e a sua idade são informações relevantes dentro da comunidade surda. Para dizer o nome utiliza-se a soletração do alfabeto manual. Veja abaixo o vídeo onde você irá aprender a se identificar. Depois faça a tarefa. Ao final das atividades, faça a anotação dos sinais novos que você aprendeu e das frases em Libras na Ficha de Anotação de Sinais e Frases. Não deixe para amanhã o que é possível fazer hoje.

Faça sua apresentação pessoal.

Faça um vídeo dizendo em Libras o seu nome, sua idade, o nome do seu pai e o nome da sua mãe, ou responsáveis. Os nomes dos pais pode ser fictício, quero que você treine a soletração manual ou datilologia. Depois veja seu vídeo e compare com as orientações que dei no vídeo acima. Faça quantas vezes você achar necessário até ficar bom.

Se possível, mostre para alguém que sabe Libras para te orientar.

Exercício: Em Libras sinalize

EU NOME (soletre seu nome)

EU IDADE (sinalize os números de sua idade)

MEU MÃE NOME (soletre o nome de sua mãe)

MEU PAI NOME (soletre o nome de seu pai)

Bom exercício!

Depois de estudar sobre os sinais sobre Apresentação Pessoal, não se esqueça de fazer a anotação dos sinais e frases que aprendeu.

Agora você está pronto para fazer mais alguns exercícios para treinar a forma de se apresentar e de fazer a leitura da soletração manual em Libras. Se inscreva no curso on-line de Libras? Saiba mais em Aprenda Libras –  Volume I

Solicite gratuitamente o seu E-Book Aprenda Libras em 5 Passos: Simples e Descomplicado