Para entrarmos no mundo da Libras, nós, ouvintes, necessitamos inicialmente  aprender o Alfabeto Manual e os números ordinais.
O alfabeto manual não é a Libras, é uma forma de interação entre a Língua Brasileira de Sinais e o português escrito.
Atualmente, mais e mais surdos têm acesso a uma melhor educação e, como consequência, a alfabetização em português escrito está melhorando. Isso ajuda ao iniciante da Libras a aprender os sinais para determinadas palavras.
No dia a dia, ao conversar com os surdos, o alfabeto manual poderá ser utilizado para dizer o seu nome ou perguntar e dizer o nome de alguém. Nos endereços também utilizamos o alfabeto manual para dizer o nome da rua e em outras situações específicas que você aprenderá ao longo do curso. Além disso, quando você não souber o sinal para determinada palavra, poderá perguntar ao surdo o sinal correspondente à palavra que você soletrar, desde que o surdo saiba português.

No vídeo abaixo explico como fazer o Alfabeto Manual em Libras. Vá copiando os sinais, este exercício permite que seu cérebro aprenda a coordenar os músculos para fazer os sinais. Veja o vídeo:

Agora que você já viu como fazer o Alfabeto Manual, veja na sequência como fazer os números ordinais.

Pegue seu arquivo do  Alfabeto Manual e Números. Você pode fazer download e/ou imprimir. É um material para consulta rápida com o alfabeto manual e os números ordinais da Libras.

numeros

  Atividade Alfabeto Manual e Números Cardinais

Agora que você já aprendeu a fazer o alfabeto manual e os números cardinais faça os exercícios que estão nas postagens abaixo:

 

Anúncios