A Mata nebular, mata nuvígena, floresta de altitude ou floresta ombrófila densa altomontana é geralmente encontrada a partir dos 1000 metros de altitude, inserida em ambientes saturados de umidade e condensação decorrentes de massas de ar que se deslocam a partir do mar ou da frequência constante de chuvas. A vegetação é baixa, densa, com dossel entre 5 e 10 metros, recoberta de epífitas, orquídeas (ex. Sophronitis spp, Oncidium spp e Maxilaria spp), bromélias, musgos e líquens, sendo comum em solos pedregosos, cumes de elevações e beiradas dos paredões de basalto e cânions na região dos Aparados da Serra, no sul do Brasil. É encontrada em abundância na parte superior do Parque Nacional da Serra Geral e do Parque Nacional de Aparados da Serra no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em alguns mapa fitogeográficos a Mata Nebular não aparece como formação vegetal diferenciada, mas como sendo Floresta Ombrófila Densa.

Em Santa Catarina temos uma grande concentração de Manta Nebular no sul do estado, ao longo da escarpa que forma os quenions com continuidade no nordeste do Rio Grande do Sul, como pode ser visto em azul no mapa abaixo.

 

Figura-1-Mapa-fitogeografico-de-Santa-Catarina

Para você entender como é essa floresta, veja o vídeo com uma mini aula de Alex Bergmann “in loco”, gravado por Daniel Romão em 2011 no Parque Nacional dos Aparados da Serra (Canion Itaimbezino) sobre Floresta Alto Montana (6 graus celsius):

Em um trabalho sobre a distribuição dos ecossistemas no nordeste do Rio Grande do Sul, que é a continuidade da formação geológica e florestal do sul de Santa Catarina, mostra o local onde podemos encontrar a Mata Nebular.

distribuição das vegetação

Uma outra forma de entender o local onde também pode ocorrer a Mata nebular, é vendo o vídeo abaixo sobre a Serra do Rio do Rastro.

No topo, há Campos de Altitude, mas nos paredões da escarpa, na parte superior, ocorre uma Mata nebular. Lá no fundo do vídeo, quando a vista é em direção ao oceano, vê-se o dossel da Floresta Ombrófila Densa.

 

Anúncios