A Floresta Estacional Decidual, no estado de Santa Catarina, distribui-se pela bacia hidrográfica do rio Uruguai, sobretudo ao longo do seu curso principal e nas porções média e baixa de seus afluentes. Sua área original era de 7670 km2, ocorrendo preferencialmente em altitudes de 150 a 800 m e, ocasionalmente, em até 900 m. Sua vegetação apresenta deciduidade (as folhas das árvores caem), especialmente das espécies emergentes e constituintes do dossel da floresta e, esta, possivelmente, resulta da ação de fatores climáticos restritivos como a diminuição do fotoperíodo e baixas temperaturas, com frequência anual média de 5 a 10 dias de geadas durante o inverno, bem como a presença de um período mais seco durante o inverno.

Abaixo você vê a região da Floresta Estacional Decidual que acompanha a bacia hidrográfica do Rio Uruguai. (Os triângulos são áreas de pesquisa da vegetação, veja aqui o artigo)

fed

Quanto a sua origem, Bigarella (1964) sugere que a Floresta Estacional Decidual representa uma vegetação recente em Santa Catarina, posterior à ocupação dos campos e da Floresta Ombrófila Mista. Desta forma, esta vegetação é considerada um prolongamento das florestas da bacia do rio Paraná, vinda através da Província de Missiones – Argentina.

A cobertura florestal deste ecossistema em Santa Catarina é estimada em 16,1%da cobertura original. Esta redução é consequência da abundância de espécies madeiráveis de alto valor econômico, bem como da aptidão agrícola dos solos. Muitas áreas antes cobertas por floresta foram desmatadas e convertidas em áreas agrícolas e pecuárias, especialmente após a segunda metade do século XX (KLEIN, 1972). Atualmente, as florestas restringem-se a fragmentos esparsos e isolados, com grande perda de diversidade. Remanescentes florestais com até 50 hectares representam 89%, enquanto que remanescentes com mais de 200 hectares são raros.

(Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-50982014000400821 – acessado em 13/02/2018)

Você pode conhecer mais sobre a Floresta Estacional Decidual lendo o artigo acima e o material que está abaixo.

1 – Fichas Floresta Estacional Decidual

2 – Espécies arbóreas comuns da Floresta Estacional Decidual

PRESERVAÇÃO

O Parque Estadual Fritz Plaumann é a única unidade de conservação ambiental que protege uma pequena parte desse ecossistema. Veja o vídeo sobre o Parque e conheça um pouco desta Floresta.

localizacao-P.E.-Fritz_Plaumann

 

Anúncios