No Bioma Mata Atlântica, encontramos o Ecossistema Floresta Ombrófila Densa, ou Mata Atlântica (esse ecossistema tem o mesmo nome que o bioma).

 

É uma floresta ombrófila, isto é, literalmente “amiga da chuva”, ou floresta com alto índice pluviométrico regularmente distribuído ao longo do ano todo. O dossel é densamento fechado pelas copas das árvores. quando olha-se de cima, a floresta assemelha-se a um brócolis, por isso chama-se Floresta Ombrófila Densa. Em Santa Catarina ocorre na região mais próxima ao litoral, Desde as escarpas, até o limite com as restingas, mangues e costões. Na Ilha de Santa Catarina, é a Floresta que cobre os nossos morros.

No Vídeo abaixo, produzido pela empresa Delta Drones, você terá uma vista de cima do Ecossistema Floresta Ombrófila Densa, veja como as copas são bem fechadas umas com as outras. Essa floresta recobre os morros baixos próximos ao litoral até as escarpas e serras que temos no Estado. Ela também adentra o Vale do Rio Itajaí.

No vídeo abaixo, você vê que o Ecossistema Floresta Ombrófila Densa, chega bem próximo ao mar em algumas localidades, como em Balneário Camboriú, Bombinhas e Porto Belo.

Mas como é a vida dentro desse ecossistema? Quais as características desta vegetação e dos animais que vivem ali?

Veja o Documentário “Mata Atlântica e os Ciclos da Vida”, depois vá ao Fórum Ecossistemas de SC e comento no tópico sobre Floresta Ombrófila Densa.

LEITURA COMPLEMENTAR

Leia o artigo “Floresta Ombrófila Densa de Santa Catarina” de Lingner, et al (2015).

Veja também o vídeo Redescobrindo a “Mata Atlântica”

 

Anúncios