No Estado de Santa Catarina, os ecossistemas litorâneos são:

Restinga – vegetação que cresce sobre solo arenoso de formação recente que tem por nome restinga. O nome da vegetação Restinga vem do nome do solo que também se chama restinga. Então, o Ecossistema Restinga, cresce sobre o solo restinga.

Manguezal – floresta arbórea que surge do encontro do Rio com o mar. As principais árvores que crescem neste ambiente são conhecidas por pé-de-mangue, ou simplesmente, mangue. No Estado ocorrem 3 espécies, o mangue preto (Avicennia schaueriana), o mangue vermelho (Rhizophora mangle) e o mangue branco (Laguncularia racemosa). O manguezal ocorre desde o norte do Estado de Santa Catarina até Palhoça. Da região da Praia da Pinheira, sul de Palhoça, para baixo, não se encontra mais a formação de manguezais, embora árvores isolada de mangue preto e mangue branco possam ser encontradas nas áreas que sofrem influência da maré. Nesta região do Estado encontramos as marismas.

Marismas – banhados salinos com crescimento de gramíneas, principalmente a Spartina alterniflora.

Assistas aos vídeo abaixo sobre o Manguezal e a Restinga, depois participe com seus comentários no Fórum Ecossistemas de SC.

Manguezal

Conheça a beleza oculta do Manguezal e sua importância para a vida marinha.

Restingas

Formações vegetais em um terreno em constante construção e mudança. Cobre faixas de terra (solo arenoso) próximas ao mar, expostas à condições adversas (salinidade, solo pobre, insolação, vento). Há 3 tipos : a herbácea, a arbustiva e arbórea.

Restinga herbácea:

restinga herbacea

Restinga arbustiva:

 

restinga arbustiva

Restinga arbórea:

 

restinga arborea

COMO SE FORMAM AS RESTINGAS?

O solo restinga se forma pela deposição de areia trazida pelo mar. Sobre esse solo arenoso estéril, começa a formar-se uma vegetação rasteira que auxilia na fixação desse depósito arenoso. Essa vegetação que cresce sobre o solo restinga também recebe o nome de restinga. Por isso também se fala ecossistema da restinga (que cresce sobre o solo restinga). Com o passar dos anos há o acumulo de areia e o possível crescimento do depósito. Assim a parte de traz de uma restinga é mais antiga e a parte da frente é mais recente. Nos diagramas abaixo você pode compreender melhor como funciona essa dinâmica.

Início da formação de uma restinga:

formacao restinga

Amadurecimento de uma restinga:

amadurecimento restinga

Agora veja os vídeos abaixo para completar seu conhecimento sobre a restinga.

 

Anúncios