O Estado de Santa Catarina é coberto 100% pelo Bioma Mata Atlântica.O litoral do estado é banhado pelo Oceano Atlântico, você estudará mais sobre esse ambiente no livro Ecossistema Marinho.

Os ecossistemas que ocorrem dentro do Bioma Mata Atlântica em Santa Catarina são:

  • Floresta Ombrófila Densa
  • Floresta Ombrófila Mista (ou Mata de Araucárias)
  • Floresta Estacional Decidual
  • Campos de Altitude (ou Campos Naturais)
  • Mata Nebular (alguns autores consideram como parte da Floresta Ombrófila Densa)
  • Mata de Faxinais (alguns autores consideram como parte da Floresta Ombrófila Mista)
  • Ecossistemas Litorâneos – manguezais e restingas

No mapa dabaixo você encontra a distribuição da cobertura original desses ecossistemas no Estado de Santa Catarina. Se comparar o mapa abaixo com o do início desta postagem você poderá notar algumas diferenças.

Figura-1-Mapa-fitogeografico-de-Santa-Catarina

Por exemplo, a Vegetação Litorânea, a Floresta Nebular e a Floresta de Faxinais encontram-se destacados no mapa acima. Por outro lado, o mapa do início da postagem detalha melhor as diferenças de vegetação que ocorrem na Floresta Ombrófila Mista. Nessa a Araucária ocorre em todos os lugares, mas a vegetação associada varia conforme a região do estado. São duas formas de classificar os ecossistemas que ocorrem em Santa Catarina.

CLIQUE AQUI e abaixe Mapa Fitogeográfico de Santa Catarina em alta definição

Atualmente resta apenas 23% da cobertura original, como você pode ver no mapa abaixo (produzido pelo SOS Mata Atlântica e o INPE).

cobertura atual-sc

 

Quanto ao uso do solo, conforme dados da Fátma de 2010, que as áreas com maior desmatamento estão hoje ocupadas com pastagens e área de agricultura, como você pode ver no mapa e gráfico abaixo.

uso do solo-sc

 

 

 

pizza-usodosolo-sc

Anúncios