DEGRADAÇÃO AMBIENTAL

No livro Unidades de Conservação, você estudará sobre os desafios que existem para a conservação do ambiente natural e as pressões que a população humana exerce sobre esse ambiente.

Também verá o que são as unidades de conservação, os tipos de unidades e a dificuldade de preservar frente as necessidades das populações humanas que moram dentro e no entorno de uma unidade de conservação.

O primeiro conteúdo é sobre Degradação Ambiental. A professora Ana Lucia Brandimarte, da UNIVESP, explica os desafios que existem para a conservação da biodiversidade e os perigos da introdução de espécies exóticas.

Após estudar a vídeo-aula, faça a leitura dos textos indicados abaixo.

Leitura obrigatória

RICKLEFS, ROBERT E. A Economia da Natureza. Sexta Edição. Sexta Edição. Rio de Janeiro, RJ, Editora Guanabara Koogan. 2010.

Capítulo 26 – Biodiversidade, extinção e conservação, p. 484-505.

ELABORAÇÃO DO SEMINÁRIO

Como explicado em nosso primeiro encontro presencial, você apresentará um seminário no final desta unidade curricular. Muitas das questões que você precisa elaborar no trabalho escrito estão explicadas nas video-aulas e leituras obrigatórias e complementares deste Livro, Unidades de Conservação. Você e sua equipe também utilizarão informações que estão na postagem Princípios de Ecologia e nos livros sobre os diferentes biomas brasileiros.

Para o melhor aproveitamento, pegue o arquivo “Modelo Pesquisa para o Seminário” com as orientações de como você e sua equipe devem elaborar o trabalho escrito. Ali há vários tópicos e  perguntas que são respondidos neste livro. Tenha ele em mãos ao estudar as vídeo-aulas e ao fazer as leituras obrigatórias e as complementares. Assim você poderá fazer anotações quando encontrar os conteúdos que deve usar no trabalho escrito do seminário.

Modelo de Pesquisa para a disciplina Ecossistemas de Santa Catarina

Modelo de Pesquisa para a disciplina Biomas Brasileiros

 

Conservação e Restauração Ecológica

O Professor Erico Pereira Silva traz diferentes conceitos sobre conservação e restauração ecológica.

Você como futuro Guia de Turismo precisa compreender esses conceitos para fazer boas escolhas quando organizar/conduzir um grupo de visitantes a áreas de proteção ambiental. Sejam ambientes próximo ao estado original, ou sejam ambientes em recuperação. Ter essas informações e repassá-las ao visitante de forma lúdica e pontual possibilita que mais e mais pessoas compreendam a importância de preservar e de fazer mudanças em seu estilo de vida.

Assista a aula e bom estudo.

 

Leitura obrigatória

ODUM , Eugene & BARRETT, Gary W. Fundamentos de Ecologia. Quinta Edição, São Paulo: Editora Cengage Learning, 2008.

Cap. 11: Ecologia global, p. 459-478.

RICKLEFS, ROBERT E. A Economia da Natureza. Sexta Edição. Sexta Edição. Rio de Janeiro, RJ, Editora Guanabara Koogan. 2010.

Capítulo 27: Desenvolvimento Econômico e Ecologia Global, p. 506-522.

Unidades de Conservação

Por que você deve preservar? Qual a importância de fazer um bom planejamento do uso do solo nas cidades? Como preservar? Como é a legislação ambiental hoje no Brasil?

No programa  Meio Ambiente por Inteiro, da TV Justiça, você terá uma introdução ao assunto e verá por que é tão importante conhecer os princípios de ecologia e sustentabilidade para cuidarmos de nossas Unidades de Conservação.

Leitura obrigatória

NELSON, Sherre Prince & PEREIRA, Ester Maria (org). ECOTURISMO:Práticas para turismo sustentável. Editora Valer, Manaus/AM. 2004.

Cap. 2: Unidades de Conservação e o turismo sustentável no Brasil, p. 69-99.

BRASIL. Lei 9.985, 2000. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9985.htm. Acessado em 11/01/2018.

CATEGORIAS NO SNUC – https://uc.socioambiental.org/o-snuc/categorias-de-ucs

CONHEÇA MAIS NO SITE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO BRASIL https://uc.socioambiental.org/ (material para usar no seminário)

O Dilema das Unidades de Conservação

A implantação de uma unidade de conservação possibilita que preservemos uma área natural de relevante interesse biológico ou geológico. Entretanto há desafios relacionados as populações que viviam ali antes da criação da unidade de conservação e em seu entorno. No documentário “Unidades de Conservação” são apresentadas diferentes unidades de conservação e a luta para sobrevivência das comunidades do entorno e os conflitos com o poder público. O turismo apresenta-se como uma possibilidade econômica para essas comunidades.

 

Leitura obrigatória

NELSON, Sherre Prince & PEREIRA, Ester Maria (org). ECOTURISMO:Práticas para turismo sustentável. Editora Valer, Manaus/AM. 2004.

Cap. 4: Interpretação – valor adicional no turismo sustentável, p. 137 – 178.

Cap. 5: Envolvimento comunitário em turismo – benefícios e desafios, p. 183 – 211.

ESTUDO COMPLEMENTAR:

Parques Ambientais

Nesta reportagem, o programa Meio Ambiente por Inteiro, fala do uso para lazer das Unidades de Conservação, ou como são popularmente conhecidas, parques ambientais.

As possibilidades de lazer são muitas, mas precisam estar bem organizadas no plano de manejo da unidade de conservação. Veja os diferentes exemplos que são apresentados neste programa, eles mostram diferentes possibilidades que você poderá utilizar quando for trabalhar em condução em ambiente natural.

Além do programa acima, você também pode se aprofundar com a leitura complementar:

NELSON, Sherre Prince & PEREIRA, Ester Maria (org). ECOTURISMO:Práticas para turismo sustentável. Editora Valer, Manaus/AM. 2004.

Cap. 3: Administração de visitantes em unidades de conservação, p. 103-135.

Áreas de Proteção Ambienal

Discussão sobre a aplicação do SNUC, principalmente sobre as Áreas de Proteção Ambiental, APA.

Se você quer entender melhor a legislação sobre o tema, assista esta vídeo-aula.

Novo Código Florestal

Código Florestal Brasileiro, preservação, recursos hídricos e produtores rurais.

Como preservar e continuar mantendo desenvolvimento econômico?

Temas abordados neste programa da TV Justiça.

 

Anúncios