Essa postagem é o resumo da primeira e segunda aula de Ecossistema Regionais

Ecossistema, de forma simplificada, é um sistema onde há interação entre os seres vivos e o meio abiótico. Nesse sistema existe um fluxo contínuo de energia.

Por Bioma, compreende-se grande áreas com aspectos geomorfológicos, climáticos semelhantes. Também há uma formação vegetal característica desses locais. Os Biomas compreendem ecossistemas diferentes, mas que são contínuos e inter-relacionados.

Um resumo do conceito que estudamos em aula pode ser lido no artigo de “O Eco”. CLIQUE AQUI e veja o artigo.

Abaixo segue alguns vídeos que explanam sobre o assunto. No primeiro vídeo, são apresentados os conceitos básicos de biogeografia e fatores que influencia a dispersão das espécies na Terra. Nesta aula são explanados alguns conceitos teóricos, que podem parecer monótonos, mas que são de ajuda para entender a distribuição dos Biomas e espécies no segundo vídeo. Bom estudo!

Quanto aos Biomas do Mundo e os Biomas Brasileiros, abaixo vocês podem ver video-aulas que explicam os conceitos discutidos em aula. CLIQUE AQUI para baixar as apresentações que usamos.

Sobre os Biomas veja os vídeos abaixo:

PAISAGENS DOS BIOMAS NO MUNDO:

BIOMAS BRASILEIROS

VAMOS NOS APROFUNDAR?

No primeiro vídeo você verá os conceitos de Biogeografia e os fatores ambientais e geomorfológicos que interferem na distribuição das espécies. No primeiro momento os conceitos parecem ser monótonos, mas são de importância para a compreensão do tema. No Segundo vídeo há o maior enfoque nos Biomas e nos fatores que levam as sua formação. O primeiro vídeo ajuda na melhor compreensão do segundo. Bom estudo!

BIOGEOGRAFIA

BIOMAS NO MUNDO – INTERAÇÕES AMBIENTE E SERES VIVOS